Verdadeiro ou Falso: 5 Mitos Comuns do Cabelo e Couro Cabeludo Desmascarados

É hora de separar os mitos dos factos sobre o cabelo.

 

Existem muitas “histórias da carochinha” quando se trata de cuidados com o cabelo, pele e couro cabeludo, com informações contraditórias, muitas vezes partilhadas online. Com isto em mente, a nossa equipa de formação mergulha em 5 dos mitos mais comuns sobre o cabelo e couro cabeludo para revelar a verdade (e a ciência) por trás deles.

 

Verdadeiro ou Falso: 5 Mitos Comuns do Cabelo e Couro Cabeludo Desmascarados

MITO #1: lavar com champô todos os dias é prejudicial para o estado do cabelo e do couro cabeludo

FALSO. Não há nada de errado em lavar o cabelo todos os dias se forem usados os produtos corretos. No entanto, recomendamos adicionar uma rotina de cuidados adequados após a lavagem, pois os champôs podem ser limitados nesta área. Pensa nisto em termos de cuidados faciais: primeiro limpamos, depois tratamos. Portanto, certifica-te também de usar o condicionador ou tratamento correto após a lavagem com champô. Para quem lava o cabelo com mais frequência ou fica com o couro cabeludo seco ou delicado, experimenta a nossa gama SCALP CLINIX Calmante - é infundida com Alantoína, Bisabolol e Pantenol para reequilibrar o nível de hidratação do couro cabeludo e proporcionar uma sensação calmante.

 

MITO #2: o cabelo e o couro cabeludo podem ficar “dependentes” de um produto de cuidado

FALSO. O cabelo e o couro cabeludo não ficam dependentes de determinados produtos de cuidado, por isso não precisam de ser substituídos depois de um algum tempo!

 

Verdadeiro ou Falso: 5 Mitos Comuns do Cabelo e Couro Cabeludo Desmascarados

MITO #3: a utilização de produtos de cuidado errados pode resultar numa sensação desagradável no couro cabeludo

VERDADEIRO. Antes de culpares os teus produtos de cuidado capilar, é importante entender as razões subjacentes aos sintomas, como couro cabeludo com comichão, tenso ou desequilibrado. Em primeiro lugar, deves excluir quaisquer razões médicas para isto, por exemplo, dermatite atópica ou psoríase, bem como quaisquer influências ambientais, como o clima seco ou altos níveis de poluição do ar. Então, podes considerar os produtos que estão a ser usados. Por exemplo, aplicar produtos de cuidado de forma incorreta ou usar produtos de lavagem com ingredientes agressivos também pode causar irritação e comichão - nestes casos, tenta mudar de regime e utiliza um champô e um condicionador mais suave.

 

MITO #4: o cuidado capilar deve ser diferente ao longo do ano devido às mudanças de temperatura

VERDADEIRO. No inverno, o clima extremo causa problemas para a pele e, portanto, também para o couro cabeludo. Em particular, o ar frio e seco no exterior, juntamente com o ar quente e seco no interior, pode resultar num couro cabeludo seco. Quando o couro cabeludo seca, pode ficar tenso, com comichão e com tendência para descamar. Nestes casos, recomenda-se tomar banhos longos e quentes e/ou introduzir uma rotina de cuidados com o cabelo e couro cabeludo, como SCALP CLINIX Controlo de Descamação - formulado com Octopirox que atua suave, mas eficazmente contra a caspa, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir a formação de novas partículas de caspa.

 

True or False: 5 Common Hair and Scalp Myths Debunked

Por mais inocente que pareça, usar um chapéu no inverno também pode fazer com que o microbioma do couro cabeludo fique desequilibrado. Embora um chapéu proteja contra o ar seco, se não for adequadamente ventilado, pode formar-se um microclima que poderá causar outros problemas do couro cabeludo.

 

Combate a má condição do couro cabeludo com produtos esfoliantes como SCALP CLINIX Exfoliante Pré-Champô - com Tecnologia Biótica e Microbioma Ativo que esfolia suavemente as células mortas da pele e prepara o couro cabeludo para a lavagem, ajudando a remover qualquer resíduo já que desobstrói os poros*.

 

*Não utilizar no couro cabeludo irritado

 

Verdadeiro ou Falso: 5 Mitos Comuns do Cabelo e Couro Cabeludo Desmascarados

MITO #5: os genes, o stress e a dieta podem afetar o estado do cabelo e do couro cabeludo

VERDADEIRO. Basicamente, trata-se de fornecer ao corpo todos os nutrientes de que precisa através de uma alimentação saudável e equilibrada para tratar o couro cabeludo e o cabelo da melhor maneira possível. Todos os dias, a nossa pele e cabelo são expostos a uma infinidade de diferentes fatores de stress, como bactérias nocivas, poluição ambiental ou muita luz ultravioleta. Para neutralizar estes fatores, as vitaminas, antioxidantes e minerais devem ser uma parte importante de uma dieta equilibrada; também deve incluir ácidos gordos polinsaturados, pois são importantes para uma barreira cutânea saudável.

 

Os antioxidantes protegem contra os radicais livres nas células e, assim, ajudam a manter a vitalidade das raízes do cabelo. Em última análise, as vitaminas e os minerais são essenciais, porque mantêm diferentes processos nas nossas células que também beneficiam o couro cabeludo e o folículo piloso.

 

Descobre o nosso cuidado capilar mais avançado e personalizável para o couro cabeludo e cabelo

Aprende mais sobre a natureza delicada do couro cabeludo e como ele define a base para um cabelo deslumbrante com uma grande quantidade de informação de SCALP CLINIX. Desenvolvidas pelos nossos laboratórios asiáticos para te oferecer a melhor experiência para o couro cabeludo, cada gama SCALP CLINIX é formulada com ingredientes inspirados no cuidado da pele com rotinas personalizáveis disponíveis para o salão e para casa.

 

O QUE LER A SEGUIR:

mais tags