Que factores podem causar danos ao cabelo?

Como parte da sua consulta, em particular antes de uma coloração, é importante analisar a condição do cabelo antes de começar um serviço.

Sabia que a estrura constituida por "escamas" da cutícula normalmente é composta por 10 camadas de células - em cabelos danificados frequentemente esta estrutura encontra-se danificada, resultando em menos camadas, cabelo mais frágil e menos protecção ao redor do cortéx. As cutículas danificadas deixam o córtex exposto exigindo um tratamento.

Os produtos de cuidado capilar são usualmente desenhados para atingir um determinado resultado sobre um problema específico. Devido a isso a sua intensidade varia; um problema de caspa moderado pode ser tratado em casa, enquanto um cabelo quimicamente danificado exigirá a intervenção de um profissional e de um tratamento profissional. Factores que produzem danos incluem:

Influencias Mecânicas
Estão incluídos o pentear, o ripar e o uso de objectos para encaracolar. Estes métodos podem friccionar contra as cutículas levando ao seu desprendimento e rompimento. O cabelo húmido é particularmente susceptível uma vez que as cutículas encontram-se expandidas, expondo o córtex interno. Escovar excessivamente pode levar a alopécia de tracção e mesmo à quebra em cabelo seco e áspero.

Ambientais
Factores que incluem a luz (UV e luz visível), sal e cloro. Estes podem contribuir para uma quebra das pontes químicas da estrutura capilar. O calor do Sol pode ainda ressecar o cabelo e torná-lo mais susceptível ao dano.

Calor
Ferros de enrolar, placas de alisar, secadores de mão ou de pé. O calor rompe os laços temporários que mantém as correntes polipeptídicas do cabelo. O cabelo pode ser moldado num novo estilo. A sobreexposição ao calor pode danificar irremediavelmente a estrutura do cabelo e podem danificar o couro cabeludo levando à perda do cabelo.

Influências Químicas
Inclui a coloração, descoloração e serviços de forma que são desenhados para penetrar a cutícula protectora de forma a transformar o córtex directamente. Os químicos de forma quebram os laços dissulfurados que mantêm as cadeias polipeptídicas de queratina. Se o cabelo ou o couro cabeludo forem sobreexpostos aos químicos pode ocorrer dano.

Humidade
A humidade ambiental pode abrir poros e cutículas deixando-os expostos a danos.

Saúde
Um cabelo sensibilizado pode ser indicador de um problema de saúde ou uma dieta pobre. O uso de medicação pode também ter consequências directas sobre o cabelo. Mulheres grávidas ou mulheres que tomam contraceptivos apresentam por vezes cabelos muito saudáveis devido ao elevado valor de estrogénios enquanto por exemplo o uso de quimioterapia tem um efeito tóxico sobre o cabelo e a sua renovação.

Se o seu cliente apresenta sinais de cabelo danificado crie um regime à medida com BC Fibre Force uma terapia para a renovação total do cabelo. A correcta combinação de produtos desta gama irá reconstruir a força interior de cada cabelo ao nível celular, restaurando a sua vitalidade, resiliência e elasticidade - criando uma perfita base para futuros serviços.