O que é o pH do cabelo e da pele?

Manter o valor de pH correcto do cabelo e pele é essencial para a saúde geral do cabelo. Os produtos capilares podem controlar o PH do cabelo.

O que é o PH neutro?
Um pH de 7 é quimicamente neutro. Os produtos de cuidados capilares com um valor de pH entre 3,5 e 5,5 são considerados benéficos.

Variações de pH

Quando o valor de pH cai abaixo de 6,0, a camada da cutícula contrai e aperta. Um condicionador de acidez média (com pH inferior a 7) pode ajudar a dar brilho ao cabelo, pois uma superfície suave é mais propensa a reflectir mais luz; os ácidos fortes irão, no entanto, danificar o cabelo. Os condicionadores ácidos não devem ser usados em cabelos com tons vermelhos/laranja, use um condicionador da gama específica para coloração.

Quando o valor de pH se torna mais alcalino (acima de 7,0), a camada da cutícula fica mais mole e expande-se como uma pinha. Isto é necessário como parte do processo de coloração de forma a depositar pigmentos dentro da estrutura do cabelo, no entanto, se o pH ficar demasiado alcalino, podem ocorrer danos. Muitos produtos de forma podem também usar o efeito dos valores de pH alcalino no cabelo.

O cabelo com uma estrutura muito alcalina e porosa não irá reter eficazmente a cor. Neste caso, a cutícula não irá segurar os novos pigmentos que, por sua vez, irão sair prematuramente.

Depois de um diagnóstico de cabelo exaustivo, o cabeleireiro encontra-se numa posição privilegiada para aconselhar os clientes sobre como gerir o valor de pH do cabelo e pele. Ao recomendar tratamentos que são específicos para o tipo de cabelo do cliente, os cabeleireiros podem ajudar a prevenir danos e manter o cabelo com uma excelente aparência e pH equilibrado.