Salão Digital: Como Publicar Conteúdo Gerado pelo Utilizador nas Redes Sociais

Uma das melhores características que uma marca pode ter - neste caso, o teu salão - são os seus clientes; sabias que as pessoas têm 70% mais probabilidade de fazer uma compra numa empresa depois de terem tido uma boa experiência *! … E se um cliente vê um dos seus pares ter uma boa experiência com uma determinada empresa, é mais provável que procure essa experiência para si mesmo.

 

Simplificando, as pessoas confiam mais umas nas outras do que em empresas ou marcas, e é por isso que, em média, publicar conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) cria muito mais compromisso do que publicações promocionais.

 

Utilizar o UGC para a própria marca ou salão não precisa ser difícil. É um processo simples de reaproveitamento de conteúdos de um utilizador para o próprio canal de marketing, publicando-os novamente. No fundo, é a forma moderna de marketing boca-a-boca!

 

Aqui estão alguns benefícios do Conteúdo Gerado pelo Utilizador (UGC) nas Redes Sociais:

  • O conteúdo é autêntico e envolvente, tornando-o mais credível
  • A UGC fornece uma prova de serviço de qualidade real
  • Este tipo de conteúdo aumenta a presença digital e alcance
  • É bem mais confiável do que anúncios promocionais pagos
  • Permite que uma marca / salão cresça junto dos seus seguidores (clientes da I.E.)
  • Desenvolve e reforça a fidelidade da marca
  • UGC é uma ótima forma de construir uma comunidade mais ampla

“Faz conteúdo sobre os teus clientes, não sobre ti. Faz do cliente o herói."

 

– Ann Handley, Pioneira em Marketing Digital

 

Agora já sabes porque deverias utilizar o UGC, eis como publicá-lo no teu próprio perfil de redes sociais - tomemos o Instagram como exemplo:

 

Salão Digital: Como Publicar Conteúdo Gerado pelo Utilizador nas Redes Sociais
  1. Escolhe uma foto do cliente de que gostarias de fazer repost e faz uma captura de ecrã com o telemóvel
  2. Corta de modo a que apenas permeneça a imagem
  3. Abre o Instagram e publica como qualquer outra foto
  4. Escreve a tua legenda, adiciona hashtags e não te esqueças de marcar / mencionar

Esta é a maneira mais fácil de fazermos 'repost' conteúdo, no entanto, há uma série de aplicações que permitem te fazê-lo, como a Regram ou Repost, no entanto, estas têm prós e contras, quer sejam aplicações gratuitas ou pagas

 

Quando fazemos 'repost' de conteúdo, o público fica interessado não só no resultado, como também no processo de criação do mesmo (coloração ou técnica utilizada no look). Por este motivo, para além de identificares o criador (que é uma necessidade absoluta ao usar o conteúdo de outra pessoa), não te esqueças juntar uma descrição atrativa e adicionar hashtags relevantes.

 

Lembra-te que a identificação de conteúdo é uma espada de dois gumes, portanto, quando o UGC é feito corretamente, pode ser muito benéfico e estimulante para a marca / salão e para o cliente. Neste caso, o salão irá beneficiar porque sabe que está a alcançar o seu público-alvo através deste tipo de conteúdo. Já o cliente beneficia, porque além de seu conteúdo estar exposto a um público mais amplo (aumentando os seus possíveis seguidores, gostos e toda a interação), reforça a lealdade à marca, à medida que o cliente se sente cada mais valorizado.

 

Para inspiração e para veres alguns exemplos de Conteúdo Gerado pelo Utilizador, explora a conta de Instagram da Schwarzkopf Profissional: @schwarzkopfpropt

 

Fonte: Insights de Marketing Social Sprout*