Entrevista: Apresentação de Richard Ashforth

Durante a azáfama do shooting de Essential Looks desta temporada sentámo-nos com o Global Styling Ambassador para a Schwarzkopf Professional, Richard Ashforth, para uma inspirador sessão de Perguntas e Respostas:

 

Sendo o novo embaixador de OSiS+, estás todos os dias com a ponta dos dedos na nossa gama mais criativa. Como é que os produtos te inspiram a manteres-te actualizado? O que mais te apaixona nesta gama?

"OSiS+ é uma gama verdadeiramente completa. É perfeita para alcançar os looks que se usam a cada temporada, porque são ferramentas de estilo versáteis ao alcance dos estilitas e consumidores, mas superam e surpreendem ainda em termos de qualidade e variedade de resultados."

 

Toda a gente tem estado a comentar o teu projecto ‘ruido’. Qual a ideia que está por detrás dele?

"A ideia é trazer um forma mais crua e visceral de abordar um show de cabelos - mais ao estilo de um concerto rock! Queremos criar um ambiente e uma ferramenta para os criativos sairem um pouco da sua zona de conforto e explorarem ao máximo a sua criatividade. Bilhetes de entrada baratos ou mesmo gratuitos significam que a próxima geração de estilistas pode facilmente assistir, o que é um dos maiores motivos do show."

 

"Os shows maiores, mais polidos que temos são fantásticos, mas estão mais orientados a proprietários de salão ou profissionais experientes, que pode ser um factor de exclusão para a multidão mais jovem - mas, como eles são o futuro da nossa indústria, é vital que eles tenham a oportunidade de assistir a líderes criativos. As redes sociais são apenas utilizadas para promover os shows e dar mais detalhes sobre a localização algumas horas antes do espectáculo - cria um verdadeiro burburinho e é mais uma forma de alcançar o nosso público alvo."

 

Conta-nos um pouco sobre a última campanha de OSiS+ em que criaste os visuais - qual a história por detrás de cada look criado?

"OSiS+ é uma marca jovem e vibrante que retrata uma abordagem moderna e criativa Os looks representam cores e formas facilmente alcançáveis, com moda inovadora, que mantêm uma qualidade flexível, que inspira criador e utilizador a serem criativos na sua reinterpretação e estilização dos seus looks."

 

Richard Ashforth

 

Schwarzkopf é sinónimo de liderança nas tendências de cabelo. Quais as tuas previsões para as próximas temporadas?

"Olhando para a próxima estação, uma das maiores tendências será a textura. Caracóis e movimento serão um dos looks dominantes, com o volume a acompanhar a textura mas com um toque natural novo. Para os rapazes, falamos de looks mate, sem brilho, inacabados. Os cabelos super penteados já eram - agora é altura de comprimentos mais longos, descontraídos e sem esforço."

 

Como é que os estilistas podem garantir que mantêm os seus níveis de criatividade, onde quer que estejam e sejam quem forem os seus clientes?

"O Mundo é um pequeno sitío nos dias que correm, por isso é fácil partilhar o teu trabalho e ao mesmo tempo ser inspirado por outros. Entra online e vê o que anda por aí - há tanta gente cool a fazer coisas tão inovadoras. Todas as redes sociais têm algo diferente para oferecer e para te inspirar! Aprende a ser uma esponja e absorve o que mais te toca."

 

A Criatividade é algo que se pode aprender ou pensas que flui naturalmente?

"Eu acredito que a verdadeira criatividade é algo que vem do nosso subconsciente, por isso e em princípio não pode ser ensinado. Mas eu acredito que pode ser alimentada e que qualquer pessoa pode ter o seu lado criativo, mesmo que esteja adormecido durante algum tempo. Quando te preparas com as competências para executar as tuas ideias e alimentar o teu cérebro com um pouco de inspiração, a tua criatividade cresce."

 

Nem sempre é fácil encorajar os clientes a sairem da caixa e serem mais experimentais com os seus looks… Quais são as tuas dicas?

“Passinho a passinho… proponha sempre uma mudança, mesmo que seja pequena. Não precisa de acontecer de imediato, mas semeia a ideia de mudança. A mudança é assustadora e excitante em igual medida, mas é necessária e os gostam de evoluir o seu look. Eles procuram-nos como profissionais pelas nossas competências, pela nossa personalidade e pelo nosso conhecimento. Fica atento às tendências e entusiasme-se com a imagem deles - a mudança é inevitável!”

 

Qual é a tua filosofia criativa?

"Não forces as ideias, deixa-as evoluir. Não corras atrás de inspiração - deixa que cheguem a ti. Mantém a cabeça erguida, os teus olhos e ouvidos sempre abertos. A inspiração e a beleza estão por toda a parte por isso entra em sintonia com o teu ambiente e deixa as ideias fluirem naturalmente. Por fim, seja honesto sobre o que gostas e não gostas - o gosto e a criatividade são inseparáveis.”

 

Agora que conheceu o mestre, descobre as novas ferramentas de OSiS+