Conhecer o seu cliente

Conhecer o seu cliente é a chave para o sucesso. Isso pode ser atingido desenvolvendo a parte social e comunicativa, combinada com a experiência, iniciativa e o saber.

Desenvolver e cimentar a confiança
Consegue-se ouvindo as ideias e opiniões dos clientes, desenvolvendo-as com a nossa experiência. Nem sempre se consegue estabelecer relações pessoais com os clientes, mas por norma estes respeitam e confiam no profissionalismo e no talento do profissional. Em regra, se o look funcionar, o cliente regressa!

Ser inovador
Mesmo que o estilo do seu cliente funcione, não tenha medo de sugerir mudanças e aconselhar novos produtos. Os clientes vão sentir que se interessa por eles. Por vezes os clientes deixam de ir a um salão, não por se sentirem insatisfeitos com o seu cabelo, mas porque procuram uma mudança.

Entender o cabelo do cliente

Tente sempre melhorar um look ou estilo. Mesmo depois de uma análise exaustiva ao cabelo, nem sempre é possível obter um resultado óptimo. Aperfeiçoe os cuidados, coloração, forma e acabamento e registe os resultados num cartão de registo do cliente. O seu cliente irá valorizar esta atenção ao detalhe.

Evite termos técnicos
A maioria dos clientes não irá querer falar sobre questões tecnicamente complicadas ou científicas! Foque os benefícios dos produtos, aprenda a vender um look e inspire os seus clientes. Recorra a imagens de revistas ou do Essential Looks, conheça as personalidades preferidas do seu cliente e refira-as quando estiver a falar sobre o cabelo.

Mantenha uma atitude positiva
Uma ida ao cabeleireiro é por vezes um escape à rotina diária. Todo o processo deve ser relaxante e agradável. Um bom resultado ajudará a levantar a auto-estima e a confiança. Não estrague isso com uma atitude negativa.

Uma das melhores partes do trabalho de cabeleireiro é fazer com que os clientes se sintam mais bonitas e felizes. Vai descobrir isso criando laços e ganhando a confiança dos clientes, e será recompensado tanto profissional como pessoalmente.