Voltar ao Inicio: Entender o tipo de clientes

Apesar do tipos de clientes ser diversificado, um cliente esperam que o seu cabeleireiro saiba interpretar corretamente as suas necessidades. Portanto, uma compreensão das categorias diferentes de clientes desempenha um papel integral em qualquer consulta.

Consumidores Relutantes
Existem pessoas para quem a higiene pessoal é uma necessidade, como uma ida ao dentista, que deve ser feito, mas não é especialmente apreciado. Eles não visitam um estilista até que seu cabelo esteja com uma necessidade desesperada de um corte. O cliente que só corta pontas geralmente vai optar pelo o mais básico das opções no salão, por exemplo, apenas um corte básico.

Os cliente relutantes podem ser clientes inadaptados, porque estão muito pouco á vontade dentro do ambiente salão, o que pode tornar dificil para uma estilista convencê-los a explorar outras opções disponíveis, tais como coloração ou o uso de produtos de finalização.

O Prioritário
Enquanto valorizadores da sua aparência, manter ou criar um novo penteado pode não ser uma prioridade para este cliente. Neste tipo de clientes podem estar inseridos, pais com crianças pequenas, com uma vida agitada de casa ou uma carreira exigente. Este tipo de cliente também merece o seu tempo. Visitas ao salão é provavelmente um raro momento para eles; fazê-los sentir que são especiais mesmo com as suas agendas super lotadas. Tente oferecer horários flexívesi no seu salão para que possa encaixar-se nas necessidades do seu cliente, sugira produtos de uso fácil em casa que lhe permitam manter facilmente os seu estilo em casa.

Livre de Compromisso
Clientes mais jovens, por exemplo com idades entre 18-24, podem visitar um salão à espera de inspiração e são facilmente influenciados por um estilista bem informado. Muitas vezes nesta faixa etária têm poucas responsabilidades, querem experimentar e ter a confiança em alta! Este tipo de cliente vai valorizar as suas sugestões e estar aberto ao uso de novos produtos e métodos de estilo; no entanto também detem opiniões fortes e a não têm medo de as dar!

Assegure que estes clientes se sintam à vontade e que são valorizados. Explicar-lhes passo a passo detalhadamente como o seu novo estilo será alcançado, de forma divertida e ajudá-los a relaxar falando de temas atuais, tais como moda, música ou cinema. Os clientes mais jovens podem mudar de opiniões com muita frequência, desde deixar crescer o cabelo como um corte curto e espetado. As decisões podem ser baseadas por impressões emocionais em oposição ao pensamento racional. Os Estilistas devem ganhar a sua confiança para poder discutir todas as opções.

Focado na Carreira
Clientes confiantes e focados na sua carreira profissional têm ideias muito bem definidas de como gostam do seu penteado, encaixam numa imagem corporativa e visivel. São visita frequente do salão e são experientes no mundo do cabelo e beleza. Eles sabem como gostam de ser tratados e este tipo de atitude pode ser um pouco inibidor para o Estilista mais novo do salão. Este tipo de cliente é fortemente influenciado pela moda e lê revistas de qualidade para inspiração de estilo recentes.

Tempo é dinheiro, e um look cuidado deve ser o resultado final de qualquer visita ao salão. O cliente focado na sua carreira profissional já passou por algum resultado final negativo nalgum espaço de cabeleireiro e por isso agora sabe exatamente o que lhe convém e o que mais gosta. Eles podem não ser tão abertos a novos estilos, mas são mais abertos a sugestões de produtos de styling com uma excelente performance, particularmente produtos que lhes permita economizar tempo para tratar de si. As decisões serão feitas de acordo com a forma como o resultado é obtid e não no fator promoção. A maioria dos clientes focados na carreira profissional não se importa de pagar por produtos de styling, desde que os mesmos sejam os certos para o seu estilo.

Desportivos
Homens e mulheres desportivos tendem a escolher penteados simples, curtos ou mesmo cabelos longos que facilmente dominam num simples rabo de cavalo. O gosto pela moda é selecionado em função de uma roupa desportiva, casual e confortavel. Os desportistas podem ter que lavar o cabelo muitas vezes, talvez duas vezes por dia e os banhos de chuveiro são mais usuais, preferindo usar produtos refrescantes, práticos e simples, mas que funcionem.

É possível que produtos de preço mais baixo sejam o indicado para este tipo de cliente, uma vez que efetuam aplicações muita frequência. Tente verificar isso usando tecnicas de ouvir e a linguagem corporal do cliente. Mostre vários tipos de produtos e tente ver a reação do cliente. Sugira a compra de dois ou mais do mesmo produto para garantir que o cliente não necessite de num curto espaço de tempo comprar outro.

Elegante
Elegancia é questão de postura, graciosidade, sufisticação. Clientes elegantes podem querer cortes curtos, com movimento, ou cabelos escadeados e longos. Preste especial atenção à forma do rosto, garantindo que o estilo escolhido destaca as suas melhores características.

Procuram materiais caros, cortes de designer e marcas. A forma com se apresentam pode ser ditada pela profissão, por exemplo, um fato completo de calça e casaco ou um vestido longo e vaporoso. Este tipo de clientes são atraídos por estilos mais clássicos, intemporais, e geralmente não estão interessados nas últimas tendências de moda ou com estilos demasiado excentricos. Estes clientes procuram por resultados com extrema qualidade e não se importam de pagar um preço alto por isso.

Inspirado nas Tendências
Este tipo de cliente tem a situação controlada, sabe exatamente como quer e o que precisa o seu cabelo. Durante a consulta pode ser necessário manter o foco para garantir que estão ambos de acordo no sentido do estilo. Estes clientes querem mudar o seu estilo regularmente para que o mesmo vá de encontro às tendencias sazonais, tanto a nivel do penteado como de produtos: em particular os que tem uma qualidade única e que correspondam á ultima inovação.

Certifique-se de que compreende exatament o que este cliente espera. Identifique o estilo pretendido consultando revistas de moda e da especialidade. É possivel que o tipo de cabelo do cliente não seja o mais adequado ao estilo pretendido e que seja dificil de ser atingido. É essencial que você explique que o interesse do seu cliente é fundamental para si, assuma o compromisso e trabalhe em conjunto com o cliente para assegurar que consegue uma imagem de igual forma vanguardista.

Introvertido
Clientes introvertidos procuram looks mais discretos, são clientes mais reservados e são mais atentos e observadores, do que faladores e abertos. Optam por escolhas mais seguras em conformidade com o seu estilo. A maior parte das vezes o cabelo deve ser prático e funcional, em vez de algo mais especifico e arrojado. Quando trabalhar com este tipo de cliente é importante ser cuidadoso e discreto, pressioná-los num determinado estilo com o qual não se identificam pode intimidá-los ou fazerem-nos sentir desconfortáveis. Eles podem sentir-se muito nervosos com grandes mudanças; se este tipo de cliente lhe fizer um pedido para uma mudança deve dar-lhe tempo suficiente para refletir nos efeitos que a mesma pode ter sobre a sua imagem, especialmente com grandes mudanças de cor ou de cumprimento de cabelo. Em particular, salientar que a utilização de produtos de finalização é apenas temporária.