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Dominar as consultas ao cliente

A equipa ASK reuniu o seguinte guia de passo-a-passo para o ajudar a dominar a consulta perfeita ao cliente.

Todos os novos clientes devem fazer uma consulta antes de passarem à lavagem. A consulta é a oportunidade para dar início à criação de uma relação com o cliente e para determinar exactamente as necessidades dos clientes. Aproveite esta oportunidade para conhecer o máximo possível sobre os seus gostos pessoais e anteriores experiências desagradáveis, boas e más, bem como questões do estilo geral que são relevantes para o seu cabelo.

Uma consulta exaustiva irá fazer com que o cliente sinta que está nas mãos de um especialista que tem um interesse genuíno por ele, e que tem o conhecimento necessário para ir ao encontro das suas expectativas. A consulta é também o momento ideal para que o cabeleireiro identifique oportunidades para divulgar outros produtos e serviços necessários para satisfazer as necessidades do cliente.

Os seguintes passos têm como finalidade orientar uma consulta profissional exaustiva:

  • Cumprimente e peça ao cliente que se sente na cadeira para a consulta
  • Apresente-se a novos clientes pelo nome. Se não souber o nome do cliente, pergunte e faça um esforço para se lembrar e use-o
  • É importante que o cliente esteja sentado sem a bata para que possa ter uma ideia do seu estilo pessoal
  • Pergunte ao cliente sobre o que tem em mente e ouça a resposta
  • Observe o cabelo do cliente para ter noção da textura, comprimento, padrões de crescimento, linhas de cabelo e estrutura geral do corpo e altura
  • Observe as características do rosto, como a forma do rosto, orelhas, nariz e pescoço
  • Quando adequado, use fotografias como referência. Faça perguntas como "quanto tempo por dia passa a cuidar do seu cabelo?"
  • Certifique-se de que você e o seu cliente estão a falar a mesma língua, o que é um cabelo curto para um cliente pode ser um comprimento médio para si, o que para si é um tom quente pode ser um vermelho brilhante para o cliente
  • Evite usar termos técnicos de cabeleireiros, como graduação ou texturização, falando em termos sobre como irá "ficar", pois a terminologia utilizada pelos cabeleireiros pode variar consoante a pessoa que a usa
  • Pergunte como o cabelo foi seco da última vez, como foi lavado, pois pode ter sido alisado, pergunte que produtos de styling têm sido usados
  • Quando houver uma decisão do look, volte a referir o que é necessário para o obter e repita como será o resultado final. Lembre-se que muitos clientes insatisfeitos com o seu cabelo são normalmente vítimas de má comunicação e não de um mau corte ou coloração de cabelo
  • Depois de chegar a acordo, coloque a bata no cliente e se for cortar, encaminhe-o primeiro para a lavagem. Explique os produtos usados na lavagem e o motivo pelo qual está a usar estes produtos no cabelo