5 Questões de Diagnostico importantes antes da Coloração

A sua segurança e a do cliente de coloração é tão importante quanto a beleza do seu cabelo, por isso siga as instruções e faça delas uma prática diária no seu salão. Antes de qualquer produto de coloração ser aplicado no cabelo, há algumas questoes importantes às quais devemos ter atencao e registar, como parte do nosso processo profissional de conhecimento do cliente. O cliente deverá já ter um cartao de registos com o seu historial, caso nao tenha é recomendado que faça um aquando da primeira visita a um novo salão - sugerimos que seja colocada a seguinte informação:

Anteriores serviços
Se ainda não estiver previamente registado, pergunte ao cliente que servicos de coloraçao já fez antes e quando tiveram lugar. Tente perceber quais foram os procedimentos, e se alguma vez existiu reação alergica - não se esqueça de tomar nota do que fizer na visita atual ao salao e a data.

Condição do couro cabeludo e pele
Avalie a condição do couro cabeludo e avance com a coloração apenas se a pele não estiver irritada, apresente crostas ou apresente ferimentos. Adie o serviço de coloração se vir que não estao reunidas as condicoes ideais, e aconselhe o cliente a dirigir-se ao médico antes de proceder à aplicacao de qualquer produto de coloração capilar.

Resultados dos testes de alergia
O teste de alergia cutanea ou outra forma de despiste equivalente (Questionario de Consulta Profissional) é mandatorio antes de qualquer serviço de coloração, em casos raros os ingredientes destes produtos podem causar reações adversas - lembre-se de registar a data e resultados do teste de alergia cutanea.

Anteriores Reações Alérgicas (ex. tatuagens temporárias de 'Henna preta', ou outras colorações)
É importante anotar se alguma reação alérgica já tiver acontecido anteriormente. Pergunte sempre aos seus clientes se já tiveram tatuagens temporárias de Henna e se tiveram reação às mesmas. Algumas substancias adicionadas às tatuagens temporárias de Henna podem causar reações alérgicas; estas substancias podem ser encontradas nas coloraçoes capilares.

Produtos
Note os nomes dos produtos utilizados (marca, numero do tom, numero do lote e proporção de mistura). Aponte a data de qualquer servico de cor.

Lembre-se sempre de ser honesto, transparente e profissional. Se um procedimento não for recomendado, recuse-se a aplicá-lo mesmo que o cliente insista.

Como proceder se o seu cliente tiver uma reaçao alérgica
Seguir as recomendações acima, como parte de consulta de coloração profissional, ajudará os cabeleireiros e coloristas a evitar que a cliente tenha uma reação alérgica aquando da visita ao salão. Ainda assim, no caso de reação alérgica durante a aplicação da coloração, se o cliente apresentra sintomas como picadas intensas, erupçao cutanea, ou queimaduras, enxague de imediato com água tépida. O uso deste colorante deve ser descontinuado e o cliente avisado para que consulte o medico - quaisquer reações devem ser apontadas sempre.

> Questionario de Consulta Professional